Calr Osario

Switch to desktop Register Login

Hunting story

Enac - Ensino Assistido por Computador

ENAC - Ensino Assistido por Computador

Em 2001-2002 o IIE - Instituto de Inovação Educacional, promoveu no âmbito do SIQE - Sistemas de Incentivo à Qualidade da Educação, Medida 1, na forma de apoio financeiro, o desenvolvimento de projectos com características inovadoras ou alternativas do processo de ensino aprendizagem. A Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar apresentou uma proposta de projecto, o ENAC - Ensino Assistido por Computador. O projecto foi pensado para ser enquadrado e apresentado no âmbito do desta medida do IIE com o seguinte vector de objectivos: "O projecto educativo da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar denuncia um elevado nível de desempenhos pobres ou medíocres por parte de um número demasiado elevado de estudantes na área das ciências, principalmente matemática e ciências físico-químicas. Ultrapassar estes problemas, à medida que a sociedade da informação progride, é uma aspiração que não depende dos sistemas de informação enquanto tais, mas dos nossos objectivos educacionais, da nossa determinação e capacidade e das nossas prioridades para direccionar estas novas tecnologias para uma utilização inteligente e cuidadosa. Por não serem solução por si só, estes meios precisam ser integrados em estratégias educativas mais globalizantes e metódicas.
Os objectivos das acções deste projecto, em harmonia com estes princípios e face aos problemas da comunidade educativa claramente expostos no projecto educativo, centram-se essencialmente nas componentes disciplinares dos actuais currículos para o ensino básico e secundário das disciplinas cientificas. Pretende-se introduzir uma nova dinâmica no ensino das ciências, inovando o aspecto da comunicação na sala de aula, apresentando mais claramente a informação, tornando-a mais acessível e clara.
Incentivar a introdução planeada das TIC na arquitectura da aula é uma aposta e uma garantia na participação activa dos alunos nas estratégias e actividades que, além de ansiada, deve ser encarada como fundamental na prevenção do crescente insucesso escolar; essencialmente no ensino básico, onde o problema atinge proporções mais alarmantes. São objectivos deste projecto renovar a motivação pelos conteúdos abordados e incentivar, na área das ciências, as actividades de componente extracurricular. A orgânica do projecto dá ainda muita importância á gestão dos recursos e meios.
Por isso, os objectivos da primeira acção centram-se essencialmente no desenvolvimento de aulas assistidas por computador fazendo uso de recursos próprios (e outros) a disponibilizar a toda a comunidade educativa via Internet, e ainda a todos os utilizadores da Web interessados neste tipo de conteúdos. Pretende-se tornar o ensino das ciências interactivo, conjugando os recursos tradicionais, (quadro e giz, televisão e vídeo, retroprojector, etc...), com as TIC.
O uso de um quadro digital e projector multimedia e ainda o uso de interfaces na aquisição de dados em trabalho experimental na sala de aula. [...]"

O projecto foi concebido pelos professores do Grupo Disciplinar de Física-Química da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar.

A coordenação do projecto foi da responsabilidade do Director da Escola, Domingos Valadares Alves.

ENAC - Laboratório de Química

Cassiano Augusto Luna Rosário participou do projecto como docente da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Vila Pouca de Aguiar. Desta participação, consta o desenvolvimento de software pedagógico e recursos multimédia, bem como o desenvolvimento de protocolos experimentais aplicados às TICs.

ENAC - Apresentação Congresso TIC

Ficheiros Associados ao projecto ENAC:

docEnac - Candidatura ao SIQE - IIE 200.5 KB

docPlano de Acção do Projecto Enac498 KB

docAnexo I ao Plano de Acção0 Bytes

docAnexo II ao Plano de Acção43 KB

pptOrganigrama - Enac44 KB

pptApresentação do Projecto Enac1.09 MB

pdfProtocolo Experimental - Movimento573.87 KB

pdfProtocolo Experimental - Registos81.2 KB

docProjecto Enac - Relatório ao IIE669.5 KB

zipAnexos ao Relatório288.32 KB

Calr Osario | 2011 - Cassiano Augusto Luna Rosario

Top Desktop version