Calr Osario

Switch to desktop Register Login

Hunting story

Prodep III - Eixo 3 Medida 9

DEAC - Sala de Recursos

Em 2000-2001 no âmbito do Prodep III - Medida 3 - Eixo 9, a Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar apresentou uma candidatura no quadro de um projecto que designou de DEAC - Desenvolvimento do Ensino Assistido por Computador. O projecto foi pensado para ser enquadrado e apresentado no âmbito da medida do prodep com o seguinte vector de objectivos: "O projecto é composto por duas acções articuladas pelos departamentos de ciências físico-químicas, matemática e Biologia da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar.
A primeira acção consiste na criação de uma intranet constituída por um servidor e sete computadores a distribuir pelos laboratórios de Química (dois), Biologia (dois), Matemática, Física e sala de recursos (mediateca). Esta acção ainda se estende á introdução de um quadro inteligente (smart board) em cada laboratório, equipando ainda estas salas com um projector multimédia.
Os objectivos desta acção centram-se essencialmente no desenvolvimento de aulas assistidas por computador fazendo uso de recursos próprios a disponibilizar a toda a comunidade educativa via Internet, e ainda a todos os utilizadores da Web interessados neste tipo de conteúdos. Pretende-se tornar o ensino das ciências interactivo, conjugando os recursos tradicionais, (quadro e giz, televisão e video, retroprojector, etc...), com as TIC.
O uso de um quadro digital e projector multimédia e ainda o uso de interfaces na aquisição de dados em trabalho experimental na sala de aula, irá garantir aos alunos desta escola um ensino mais participado e actual. Os alunos terão acesso via
Internet, quer na escola, quer nas suas casas, a todo o tipo de informação e recursos produzidos durante as aulas, uma vez que o sistema quadro inteligente permite gravar todas as operações realizadas durante a aula, na ordem em que foram produzidos. […]
A gestão de todos estes serviços e recursos será garantida pela criação de um portal, o DEAC - Desenvolvimento do Ensino Assistido por Computador, que será mantido pelos professores dos departamentos de ciências e que, além de generalizar o uso de correio electrónico entre os alunos, professores e toda a comunidade educativa, irá garantir a manutenção dos conteúdos pedagógicos tornando-os disponíveis a todas as comunidades escolares interessadas via
Internet com a vantagem de garantir uma acção participada dos alunos no uso e criação destes meios. […]
A segunda acção visa a criação de um Núcleo de Jovens Investigadores, o NUJI, constituído por alunos e professores da escola interessados em desenvolver projectos na área das ciências. Este núcleo será responsável pela manutenção e dinamização de todas as actividades extracurriculares desenvolvidas pelos departamentos de ciências."

O projecto foi proposto pelos professores do Grupo Disciplinar de Física-Química da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar.

A coordenação do projecto foi da responsabilidade do docente José Manuel Mourão.

DEAC - Desenvolvimento do Ensino Assistido por Computador

Cassiano Augusto Luna Rosário participou do projecto como docente da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Vila Pouca de Aguiar. Desta participação, consta a implementação e desenvolvimento de recursos multimédia.

Ficheiros Associados ao projecto DEAC:

docFormulário de Candidatura209.5 KB

zipAnexos do Projecto DEAC26.87 KB

pptSistema Mimio88 KB

Calr Osario | 2011 - Cassiano Augusto Luna Rosario

Top Desktop version