Calr Osario

Switch to desktop Register Login

Hunting story

SIPAJ - Sensibilização Ambiental

SIPAJ - Sensibilização Ambiental

Em 2000-2001 decorreu o projecto SIPAJ - Sensibilização e Intervenção para a Promoção Ambiental em Jales. O projecto foi pensado para ser enquadrado e apresentado no âmbito do programa pedagógico de promoção ambiental do IPAM - Instituto de Promoção Ambiental com a seguinte motivação ambiental de partida: "Consequências da exploração mineira na região de Campo de Jales: A exploração mineira que se desenvolveu em Campo de Jales durante mais de cinco décadas, actividade que se processou de forma muito pouco controlada, constituiu e irá ainda constituir uma agressão ambiental preocupante agravada pelo seu recente abandono e que no presente se manifesta sob a forma de um legado indesejado: águas subterrâneas e solos gravemente contaminados juntamente com uma escombreira fonte de poluição passada, presente e futura.
As Minas de Jales, bem como toda a área envolvente, não foi alvo de qualquer medida ou intervenção de cariz ambiental. Consequência da actividade mineira, um sem número de formas de contaminação afectem os solos, águas, plantas, animais e populações. Uma das formas mais perigosas de contaminação é a poluição dos cursos de água e lençóis freáticos pelos efluentes ácidos provenientes dos poços e galerias, situação que além de gravosa é irreversível e permanente.
Acrescento desta situação, e consequência da existência das escombreiras a céu aberto, o que permite o levantamento de poeiras altamente nocivas, é a escorrência das águas superficiais que afecta de forma indelével, com elementos químicos altamente nocivos, quer as pequenas explorações agrícolas circundantes quer as explorações de águas particulares e o rio Tinhela. A rede hidrográfica é por isso especialmente penalizada, e a estes factores associa-se ainda a circulação subterrânea das águas oriundas das galerias da mina. Os sedimentos da escombreira são transportados pela chuva e provocam consequências nefastas aos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos cujos efeitos são visíveis até 40 km das minas na foz do rio Tinhela no rio Tua."

O projecto foi concebido pelos professores do Grupo Disciplinar de Física-Química da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar.

A coordenação do projecto foi da responsabilidade do docente José Manuel Mourão Rodrigues.

SIPAJ - Sensibilização e Intervenção para a Promoção Ambiental em Jales

Cassiano Augusto Luna Rosário participou do projecto como docente da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Vila Pouca de Aguiar. Desta participação, consta a organização das actividades de campo e a preparação protocolar das actividades laboratorias em que participaram alunos de vários níveis de ensino.

SIPAJ - Iniciativas de Sensibilização

Ficheiros Associados ao projecto SIPAJ:

zipCandidatura ao IPAMP - SIPAJ91.58 KB

docSIPAJ - Plano de Acção234 KB

zipSIPAJ - Plano de Actividades7.13 MB

zipSIPAJ - Acções do Projecto806.43 KB

docÁguas - Técnicas de Amostragem63.5 KB

docÁguas - Ficha de Recolha de Amostras53 KB

Calr Osario | 2011 - Cassiano Augusto Luna Rosario

Top Desktop version